Quem leu o livro sobre a polêmica sobre a norma linguistica?
Aqui o link da Carta Capital sobre a polêmica:
Uma introdução sobre o assunto:
Aqui o link da Carta Capital sobre a polêmica:
Uma introdução sobre o assunto:
"O fogo pesado disparado contra o livro Por Uma Vida Melhor, de Heloisa Ramos, distribuído pelo Ministério da Educação para a rede pública, faz parte do arsenal da reação conservadora a políticas, apenas ligeiramente progressistas, adotadas nos dois governos Lula e, agora, no governo Dilma Rousseff."
Alguns trechos do livro
"Há momentos em que surgem dúvidas sobre a grafia das palavras (se têm acento, se levam um s ou dois...), sobre a pontuação, o emprego de maiúsculas etc. Às vezes, somos dominados por uma insegurança que nos impede até mesmo de saber ao certo qual é nossa dúvida.
A norma culta existe tanto na linguagem escrita como na linguagem oral, ou seja, quando escrevemos um bilhete a um amigo, podemos ser informais, porém, quando escrevemos um requerimento, por exemplo, devemos ser formais, utilizando a norma culta.
Vamos analisar outro aspecto: a relação entre alguns elementos do texto. Releia o trecho acima, atentando à expressão “impedem o de criar seus filhos”. Impedem quem de criar os filhos? A quem se refere a palavra
“o”? Pelo sentido que o texto... tem, você provavelmente responderá que “impedem os pais”. Como a expressão “os pais” já foi usada anteriormente, o autor não precisa mesmo repeti-la; ele pode empregar um pronome no lugar dela. Repare que a expressão “os pais” está no plural, por isso deve ser substituída por um pronome plural, como vimos anteriormente; no caso, “os”, não “o”. Observe: O desemprego dos pais, a falta de moradias, alimentação e educação os impedem de criar seus filhos dignamente. Daí a grande violência da sociedade."
Nesses trechos observo muito cuidado e respeito á realidade do aluno, - observe a escolha do tema: a relação entre violência e desemprego - e muitas recomendações sobre a importância da norma culta, e a hora certa de utilizá-la.
Sei é que sou, sem modéstia, ótimo em prosódia. Sei é que é muito dificil o entendimento. Sei é que a norma culta serve para diferenciar o populacho do andar de cima. Sei é que a língua é viva e modifica-se.
Mim não faz nada.
Nós podemos fazer muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário