quinta-feira, 19 de abril de 2012

geografia e arte - identidade brasileira



O presente texto procura estabelecer relações entre a cena representada no quadro Primeira missa no Brasil (1859) de Victor Meirelles e o projeto de construção de uma identidade nacional vigente em meados do século XIX.

Boris Kossoy ao fazer uma interessante análise sobre a imagem fotográfica, afirma "(ela) congela cenas,e a história oficial através dela, cria realidades e verdades fictícias." Guardadas as especificidades o mesmo podemos falar das imagens pictóricas.

Ao analisar o quadro de Victor Meirelles procuraremos ressaltar a utilização do objeto artístico como contribuinte da construção da realidade.

Maria de Fátima Morethy Couto lembra que a tela trata do “batismo da nação”, pela associação entre índios e portugueses e ressalta a imagem oficial que a tela possui “representativa de um programa de estado”.

No decorrer dos séculos os governos tem se deparado com o “problema” da identidade nacional brasileira . Podemos falar que as dimensões continentais e a particularidade de nossa formação econômica e social, de um passado de quadros regionais fechados - o arquipélago geográfico, de regiões sem ligação entre si – dificultaram a criação de uma identidade nacional.

Os diferentes governos, desde a América Portuguesa, como mostra o quadro, souberam usar da arte para construir a imagem de uma identidade nacional.

Segundo a pesquisa de Eliane Pinheiro o quadro de Victor Meirelles prestigia alguns elementos, “a natureza prodigiosa, a índole renovadora do indígena e o português, representando o elemento civilizador branco”.

Essa imagem do início da colonização, que, aliás, permanece até os nossos dias, mostra índios passivamente assistindo um ritual dos brancos, com destaque para a cruz, mas a espada também está ali. Na pintura o português aparece como o elemento que traz a civilização, o progresso para uma terra habitada por selvagens.

O quadro de Meirelles, que tem como referência a Carta de Pero Vaz de Caminha, efetivamente é um documento representativo de uma época. Ele não é a “verdade”: a missa não ocorreu daquele jeito. Ele representa sim, uma visão ideológica, uma visão de mundo que os portugueses pretenderam fixar da América Portuguesa, através da arte.

Inegável é o sucesso dos portugueses nesse aspecto: para muitos a imagem do quadro sobre a primeira missa no Brasil, é a realidade. 

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil. Acesso em ttp://www.artcultura.inhis.uf..br/
KOSSOY, Boris .Realidades e Ficções na Trama Fotográfica ,Ateliê Ed., São Paulo, 1999
MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias Geográficas, São Paulo, Annablume,2005
PINHEIRO, Eliane. A primeira missa no Brasil de Victor Meirelles e suas ressonâncias na arte brasileira. Acesso em
HTTPS// sistemas .usp.br

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