Dentre os diversos segmentos da população que permaneceram marginalizados, e que hoje estão nas escolas, um número significativo é o de alunos com algum tipo de deficiência, ou necessidade especial.
Uma vez incluídos o desafio atual é promover a melhoria na qualidade ensino-aprendizado, buscando o pleno desenvolvimento das potencialidades de todos.
Os desafios são grandes. Somadas as numerosissímas dificuldadesdentro das escolas, os baixos salários, o número excessivo, e inadequado, dos alunos na sala de aula, a formação inadequada dos professores, há que se vencer o preconceito, o desconhecimento e as barreiras físicas e metodológicas.
Dentro do estado de São Paulo existe uma estrutura na Secretaria de Estado da Educação - Salas de Recursos, Professores Itinerantes, materiais adaptados, convênios com associações, formação continuada - para atender a demanda de alunos com deficiência.
Lutar por seus direitos, tomar conhecimento da legislação, aproveitar a estrutura já estabelecida e exigir ampliação dela, é o caminho que a comunidade escolar tem para enfrentar os desafios da inclusão.
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