terça-feira, 21 de julho de 2020

Luiz Maia, lateral do Santo André


                                                                          



Orgulho da Vila Palmares, e de todo ABC, Luiz Maia, é considerado o maior lateral da história do Santo André.

https://terceirotempo.uol.com.br/noticias/o-classico-san-sao-do-abc-de-todos-os-tempos?fbclid=IwAR0j0T6WhjPhNxBErf5O0A98Ka3dn7stITab4ulHiEIVYvNzvjmrQqO2ra8>

Nascido em 12/12/ de 1946 em São João Nepomuceno. MG, o jogador começou a carreira nas equipes de base da Portuguesa de Desportos, time que é torcedor e profissionalizou-se no Santo André. http://www.ramalhonautas.com.br/profissionais/index2.asp?page=57

Segundo o site https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/borracha-2437 Luiz Maia jogou também no juvenil do Santo André 

Campeão da segundona de 75 e convocado para todas as seleções de master do ABC Luiz Maia foi escolhido o melhor lateral da história do Santo André pelo importante torcedor e jornalista Mauricio Sabará: "Pela lateral-direita escalo o Luizinho Maia, um dos maiores ídolos do time dos Anos 70."

Também chamado de Luizinho, o lateral, que não perdia dividida e era uma segurança inconteste na zaga andreense, esteve presente no primeiro jogo da história do Estádio Bruno José Daniel no dia 14 de dezembro de 1969, quando o time encarou o Palmeiras, perdendo por quatro a zero. O Santo André Futebol Clube formou com Clóvis; Luizinho (Ele, o Homem) Juba (Jandaia), Cite e Shell (Alberto Moacir (Mário) e Enir, Roney, Sapito e Stefano (Marco Antonio). Para esse jogo, o time Andreense foi formado as pressas e contou quase na totalidade por jogadores amadores. 

http://ecsasantoandre.blogspot.com/2014/12/enir-um-jogador-das-antigas.html 


Em 1975 ocorre o ápice da carreira do craque, quando o jogador se consagra como campeão da segundona em 1975.

A final aconteceu em dois jogos; no primeiro jogo em Catanduva Luiz foi o titular.


DECISÃO - 1.° JOGO

7/12/75

GRÊMIO CATANDUVENSE 0 X SANTO ANDRE 0
Local: Silvio Sales. Catanduva;
Juiz: Jose Faville Neto;
Renda: Cr$ 96 520,00;
Publico: 15.000
Catanduvense: Moacir, Tércio, Rafael. Dario. Fred, Zé Carlos (Maritaca), China, Joãozinho, Arnaldo, Gilberto (Moreno) e Rogério
Santo André: Ronaldo, Luizinho Maia. Rodolfo, Flavio, Luís Augusto, Fernandinho, Tulica (Luizinho Gaúcho). Celso Mota (Fernandes), Vicente, Sousa e Rômulo.


Ainda durante o campeonato de 1975 a Revista Placar fez uma reportagem sobre as equipes do Santo André e da Piraçununguense, seria o jogo da loteca, e o destaque do Santo André, foi o raçudo lateral Luizinho Maia.

Foto da revista Placar de 8 de agosto de 75.


São lembranças que estão registradas na história do Esporte Clube Santo André. A final foi disputada em dois jogos contra a equipe da Catanduvense.

 Aqui o depoimento do técnico do time, o Mestre Aurélio, que revela outra faceta do jogador: seu caráter firme e profissionalismo: "No jogo de ida, o Robertão (lateral direito) estava suspenso e a opção foi o sempre prestativo e polivalente Luizinho Maia. Era um jogador que estava no banco, mas com total condição de ser titular. Infelizmente nem todos podiam jogar. Quando ele entrava o time não sentia, continuava no mesmo ritmo. Bem lembrado do Luizinho Maia. "A cada momento eu lembro de um fato ocorrido, agora, era um time "todo bom", não tinha trairagem. Volto ao Luizinho Maia e ao Tito como exemplos de incentivo aos companheiros. O Luisinho tinha bastante tempo e boa carreira no Santo André. Nunca! Nunca mesmo reclamou da reserva e sempre quando precisei estava disposto a colaborar com o grupo. http://www.ramalhonautas.com.br/entrevistas/ver_entrevista.asp?id=2

Campanha magnifica do Clube, 28 jogos, com 19 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, foram 45 gols marcados e 16 gols sofridos. com participação importante do Luiz, atuando como titular em vários jogos, inclusive na lateral esquerda. 

 https://brfut.blogspot.com/2011/09/campanha-do-campeao-segunda-divisao.html

Segundo o site ramalhonautas.com Luiz Maia é " um dos jogadores recordistas em número de partidas disputado pelo Ramalhão. " Uma curiosidade sobre o jogador, segundo o mesmo site, é que: "Luizinho Maia era chamado pelos companheiros de Santo André de "Luiz Cachaça", mas nem ele mesmo sabia a procedência do apelido. "Talvez seja porque não tomo qualquer bebida de álcool", declarou numa entrevista ao Diário do Grande ABC em 1971."

A fama de jogador sério e competente, ponta firme, ou melhor lateral firme, acompanhou a trajetória do jogador e ele esteve sempre presente em muitas seleções de Masters do ABC.

Sempre um grande papo hoje o Luiz Maia vive me Santa Cruz do Rio Pardo, após muitos anos passados em Poços de Caldas, onde pretende voltar a morar para passar muito tempo ao lado do neto Miguel. As conversas invariavelmente trazem lembranças dos muitos jogos em que participou em diversas agremiações do ABC: Tênis Clube de Santo André, Mercedes, Volkswagen, muitas vezes em companhia dos amigos Pingo e Tadeu, em muitos jogos onde como ele diz: " Era Pau Puro!"


Em Poços de Caldas Luiz Maia viveu anos muito felizes fazendo o que melhor soube fazer - jogar futebol, e onde já veterano percorreu quilômetros e quilômetros nos campos demonstrando garra - e muita classe!






Nenhum comentário:

Postar um comentário