terça-feira, 26 de julho de 2011

Nossa Senhora do Crack, Amy Whinehouse, Crack e a Nova Luz. Angel Dark na nossa retina





Instalação, imagem da Nossa Senhora do crack é quebrada por usuários.

Interessante não é colocar a imagem, nem destruí-la. Interessante é colocar a imagem e destruí-la.
Desconstruir a imagem de Nossa Senhora, construir uma nova imagem de nossa senhora.
Interessante é enxergar uma imagem, onde não há imagem, construir uma imagem, desconstruí-la, destruir imagens com a força do pensamento.

Amy Whinehouse, nossa senhora, morreu de overdose. Provavelmente morreu de tristeza e rock'n roll.
Vejo a notícia sobre a destruição da imagem Nossa Senhora do crack na cracolândia e sobre a morte da Amy Whinehouse, simultaneamente e não faço nenhuma oração, escrevo um texto longo sobre a dificuldade de escrever um texto longo sobre a morte de Amy, o crack e a Nova Luz.

Algumas ideias:
Antropologias.Geografia se faz andando. Excentricidades.

A Nova Luz é um projeto de revalorização urbana, de reordem, gentrificação. É um projeto arrasa-quarteirão.

Mas existe o passeio, a rua, então eu vou: Voyeurismo na cracolândia - o lado escuro da força, a alegria dura 10 segundos. 
Estamos todos em busca de felicidade, eu, você, a Amy, os empreiteiros e os crackeiros.

Tratados sobre a espacialidade, que deveriam ser ofício de geógrafos, tratados sobre a Nova Luz, uma nova luz sobre sampa. Dezenas de ideias e nenhuma luz, a cobrança poor* um posicionamento, que não vem.

Ou: o ursinho Pooh é feliz sem ouvir o estalido da pedra, mas quem quer ser feliz como o ursinho pooh?

Passar alguns minutos procurando uma pedra no meio do caminho, ou no chão da rua Vitória: eis um passatempo pra uma tarde nublada de sábado. Tarde em que Amy foi encontrada morta. Fumaria ela pedra, ou daria somente uns tecos e tomaria apenas vinho ?

Pergunta: quem é mais feliz Amy ou o Ursinho Pooh?

Ou quem é mais idiota? quem vive mais? 

Conhecemos pouco sobre a vida do Ursinho Pooh, e um pouco mais sobre a Amy; que para poder dar uns tecos, tomar um vinho, (fumar uma pedra?) e cantar,  teve que se colocar a venda para as agências de notícias. As agências de notícia , (Fausto Fawcett falou, Fausto Fawcett avisou) tem acordos com as celebridades e/ou facções criminosas, para fazer notícias; então Amy recebia alguns tostões das agências proporcionando escândalos (pra inglês ver) e assim poder cheirar seu pozinho de boa - ou fumaria ela pedras e teria esse costume de ficar procurando pedras no caminho? teria ela lido algo de Drummond? Sabemos pouco sobre a vida de Amy, também.

Num desses 3011 trampos de pesquisa que fiz em quase 20 anos passados, estava eu naquilo que passou a ser chamado de cracolândia.  Fui "sorteado" pra la fazer um trabalho de auditorias em ponto de venda para a gatorade. Gotham City é nada perto do que eu vi ali em 1996, numa tarde de bastante sol, diferente desse sábado nublado. Entrei na rua atrás do Bar Léo,  talvez a rua Vitória, ou a dos Gusmões, e vi centenas de pessoas andando com cobertores e outros trapos, procurando pedras, choramingando por pedras, brigando por pedras, roubando e matando, e dando o cu, por pedras. Eis aqui um lugar sem luz alguma, pensei na ocasião.

Mas eu volto ao poor*, ao erro de digitação que me fez refletir, eu volto ás desculpas esfarrapadas, eu descobri  o que poor quer dizer em inglês.
A cobrança "poor" um posicionamento, engraçado como o mundo é: peço inconscientemente e adiantadamente, desculpas esfarrapadas pela minha indigência intelectual, por minha dificuldade enorme de escrever um texto coerente sobre a devastação do crack, ou sobre a Nova Luz, ou sobre espacialidades.

Muitas ideias, simultâneas,  nesse texto longo que fala sobre a destruição da Nossa Senhora do Crack, sobre a Nova Luz e sobre Amy.

Falar sobre a Amy é mais fácil, mas para mim também difícil:  tinha deixado de gostar dela, que já não cantava nada, e vivia somente uma paródia de si, vendendo escândalos para as agências de notícias, e assim podia cheirar um pó e tomar um vinho, e talvez fumar uma pedra.

Amy Whinehouse, Crack, Nossa Senhora, Nova Luz, não há, não há luz em lugar algum. Angel Dark na minha retina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário