sexta-feira, 27 de julho de 2018

um peixe no aquário




eu ia as agências.
elas eram meninas recém formadas, ou do 5º e 6º período em psicologia: mogi das cruzes, paulistana, fam, sumaré; cheias de sonhos e preconceitos.
muitas vestiam uniformes; eram roupas de tergal, tons de beje, sapatos de mocassim. Os cabelos eram encaracolados, compridos e altos.
frequentemente se enganavam comigo e de pronto me arrumavam uma colocação.
me advertiam, me davam orientações sobre o que vestir e o que falar, me treinavam em datilografia, arregalavam os olhos e desejavam que deus me amparasse, etc.
- é uma oportunidade e tanto! Se você conseguir esse emprego é coisa pra vida toda!! Não perca essa oportunidade!!!
Saí dali um pouco enjoado e me sentindo mal, com vontade de cagar, o que sempre foi frequente e usual.
andei menos de um quilometro até a alameda santos, subi até o 14º andar do edifício de vidro fumê.
Fui atendido de imediato. O Japonês queria que eu começasse naquele dia. ele colocou um paletó e começou a me apresentar para as pessoas de diversos andares. Aleguei um problema de documentação na agência; ele disse que não havia problema nenhum com a documentação... começou aquele desconforto.
Eu estava vestido com uma camiseta hering azul e uma calça levi's que eu havia rasgado no primeiro dia de trabalho numa outra empresa. eram as duas únicas peças de roupa que eu tinha; disse que me sentia desconfortável em estar em tão prestigiosa empresa com aqueles trajes; gostaria de vestir algo mais conveniente. Pedi toda a papelada da agência, minha documentação, e um cartão dele. ele colocou tudo num envelope de couro azul com o nome da multinacional gravado em letras douradas.
fui até a rua augusta. Desci pela parte de trás do busão sem pagar, com mais um monte de gente, na xavier de toledo e fui até a casa josé silva da rua são bento.
Meu paletó era 44, calça 38, só o meu sapato continua 40.
Separei um paletó, duas calças, seis camisas, duas gravatas, dois sapatos, cinco meias e cinco cuecas.
Me vesti, olhei-me no espelho. Me senti um peixe num aquário.
Os ajustes ficariam prontos no dia seguinte, ás sete horas.
Nunca mais entrei na casa josé silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário