quinta-feira, 30 de julho de 2015

shopping mostra muito sobre o loop infinito



Minha mulher não me deixa fazer um monte de coisa - é uma lista infindável de coisas: assistir a TV Fama, brincar com balconistas, debochar de Deus, brincar com coisa séria, criticar a Secretaria de Educação, bocejar em cinema- e não me deixou tirar fotos de uma horda de mulheres aproveitando uma liquidação da Arezzo num Shopping; disse que era entrar na intimidade dos outros.
Fomos ao shopping após uma sessão de cinema - não bocejei. O filme, Um Reencontro, achei bem levinho e divertido e rápido, 80 minutos. Achei graça nos efeitos, abre a porta do armário já está na balada, e gosto disso: tudo que poderia ter sido; eles se reencontram o tempo todo, mas não se encontram.
No shopping brincamos de contar crioulos, não vale os serviçais. São sempre poucos, e isto mostra muito sobre os shoppings, e sobre o racismo.
Vejo gente em shopping que não vejo na rua, velhas carcomidas de rouge e batom, velhos arrogantes seguros de suas carteiras, crianças branquinhas, muito branquinhas. Minha mulher explica que essa gente não anda - NÃO ANDA - na rua.
A Arezzo liquidava sapatos, as mulheres estavam enlouquecidas, inclusive gritando.Isso mostra muito sobre shoppings, e sobre o consumo.
O shopping mostra o racismo (existem poucos negros no shopping, não vale os serviçais) porque mostra como os negros são apartados de um convívio com a burguesia, porque não tem como deixar de ser negros, confinados a situação de serviçais,loop infinito.
As pessoas não andam na rua porque o carro foi o principal símbolo de status da burguesia e a rua, uma sociabilidade esquecida e abandonada, até pelos negros, permitiria uma mistura de elementos, a convivência de contrários, de grupos sociais diversos.Segregadas promovem a segregação, loop infinito.
A histeria das mulheres, esse comportamento apoteótico, a dramatização, um sapato como mecanismo de compensação, qualquer trapo pra chamar a atenção, encontra no shopping um lugar certo para conviver.
Acho que minha mulher vai gostar por eu ter feito isso aqui

Um comentário:

  1. O olho faz o ser. E quão imensa é a distância entre as galáxias. Dizem os especialistas que elas estão se afastando a velocidades espantosas. Chegará o dia em que estaremos envoltos numa imensa escuridão. Aí não haverá mais nada para ver. Mas, é possível deter essa expansão?

    ResponderExcluir