segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ciências Humanas: conhecimentos, saberes e prática docente

O objetivo do I encontro presencial na Diretoria de Ensino, do curso especialização para Docentes em Geografia da UNESP, foi discutir e refletir sobre o tema ”A produção do conhecimento na área de Ciências Humanas” e relacionar esse tema com o curso que está sendo realizado e com a prática docente.

A atividade proposta foi que a partir dos textos e dos debates realizados fosse produzido um texto dissertativo onde estivessem sistematizadas as reflexões realizadas no Encontro Presencial.

As discussões realizadas no Encontro foram admiráveis por inúmeros aspectos. A força do diálogo, a importância do trabalho coletivo e da solidariedade foi discutida. Por outro lado as falhas na organização escolar, como a falta de um real planejamento, que privilegiasse a interdisciplinaridade, não puderam ser esquecidas.

No âmbito das questões debatidas merece destaque, por relacionarem-se com o curso que está sendo realizado, a constatação da desvalorização atual das Ciências Humanas e quais estratégias poderiam ser utilizadas para uma revalorização delas dentro da organização escolar.

Ficou clara para os presentes que nas próprias especificidades das Ciências Humanas encontra-se uma perspectiva para sua revalorização e aplicação dos conhecimentos na nossa prática docente.

Atualmente as Ciências Humanas sofrem uma desvalorização comparada com ás outras disciplinas do conhecimento. Diferente das outras nos seus métodos de pesquisa, nas Ciências Humanas são exigidas uma maior capacidade de abstração e uma investigação metodológica em que a maturação das ideias requer um maior tempo de desenvolvimento.

Na exigência de uma maior capacidade de abstração reside a valorização do poder do pensamento, da crítica e do questionamento. Reivindicando maior tempo de desenvolvimento para a maturação das ideias rompe-se o paradigma do tempo acelerado a que estamos submetidos.

Sob diferentes bases metodológicas o papel das Ciências Humanas é promover, dentro do ambiente escolar, uma reflexão contínua. Aqui se encontra um destino para as Ciências Humanas dentro da escola.

Para construir esse destino o maior desafio é diminuir a distância entre o pensamento e a prática. Os temas discutidos até o momento no curso de Especialização servem de reforço a temas discutidos na Graduação, a expectativa fica por conta de maior ênfase na parte didática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário