terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um divisor de águas.Belo Monte e Cisternas de plástico.



Aqui e ali eu vou encontrando motivos para não apoiar o governo Dilma.

A priori eu apoio.

Não cabe aqui escrever um post gigantesco sobre o PT,o que era, ou pretensamente foi. O meu apoio á priori nasce de uma análise histórica da conjuntura do país, dos partidos políticos e daquilo que eu julgo possível, dentro do país.

Rapidamente:

1-Casa grande & Senzala; Sobrados e Mucambos,a divisão de classes, o negro e o índio envergonhados, assassinados e estuprados, a elite copiando o que de pior existe lá fora, agora Miami e Ilha de Caras, a cultura de massas sem substância nenhuma. O racismo é brabíssimo no Brasil. Sem uma revolução completa no tema - emancipação do negro e do índio - não se avança e não acontece uma verdadeira civilização brasileira.
2-Partido Popular dentro das regras midiáticas e da "democracia" brasileira é o PT.
3-Quase nada é possível aqui. A ausência de diálogo é notável. Hegemonicamente o país é muito conservador.Dentro de casa e por debaixo dos panos é diferente, isso no campo sexual, mas rola uma certa perversão, alguma coisa doentia e eu não julgo essa liberalidade como amorosa, mas com um ingrediente doentio - mas isso é uma outra coisa e outro assunto.
   Quase nada é possível porque se confunde desenvolvimento com crescimento econômico, isso tanto no macro, quanto no micro. (Não dá pra esquecer que em sessão espirita se diz: Você precisa desenvolver...)

Pensar no que é possível dentro da "legalidade", é uma merda. A vida é uma merda, e partir pra luta, pra barricada e o terrorismo é a uma saída.Mas será que o meu modelo de vida não merda - viver na Natureza, sondar o espaço, buscar a harmonia com tudo - é o melhor para todos?

Daí a opção pela "legalidade' a democracia representativa, e outros que tais.

...

Isso posto, evidentemente não me dou por satisfeito coma minha argumentação, mas estou desenvolvendo...Vou á Belo Monte, e depois ás cisternas de plástico.

Belo Monte é uma hidrelétrica, ou será, na Amazônia.

Num debate, que seria longuíssimo, apresentando argumentos contra e a favor de Belo Monte, seria falado provavelmente isso: ocupar a Amazônia e aproveitar seus recursos. e é isso que eu tenho lido:

http://www.blogbelomonte.com.br/wp-content/uploads/2011/09/REPORTAGEM%20-%20CARTA%20CAPITAL.pdf


Sobre esses argumentos, vão aqui os meus:

O que é estratégico na Amazônia? A ocupação dela e seu aproveitamento? Mas o que é a ocupação dela e seu aproveitamento?

A Amazônia está ocupada pelos índios , e pelos caboclos. E também pelo latifúndio. E por ONGs, muitas inescrupulosas.

Como aproveitar as riquezas da Amazônia?

Quem somos nós para aproveitá-las? Um acaso(?( faz com que grande parte da Amazônia seja(?) brasileira e ela está sendo destruída dia-a dia.

Então, o que eu disse:

a) A Amazônia está ocupada,e mal ocupada , pelo modo de civilização branco.
b) Não penso que nós brasileiros sejamos os mais indicados para aproveitar de seus recursos.Sob certas condições o nacionalismo pode ser muito perigoso, e a cidadania planetária é uma ideia longínqua, falaria  em "Amazônia Nossa" se tivéssemos um cuidado melhor com ela e somente se fosse pensado um novo meio de aproveitar a sabedoria ancestral aliada ao conhecimento cientifico para desenvolver métodos saudáveis de vida.O proposto é só continuar no mesmo caminho que levou a civilização ocidental ao seu fim.

A vida nas cidades é insuportável.

Não existe vida nas cidades.

Cidades pequenas e auto-sustentáveis seria uma saída honrosa.

Mas quem vai querer viver em cidades pequenas e auto sustentáveis? Auto-sustentáveis, leia-se novo modo de vida baseado em consumo consciente, rituais xamânicos e ausência de plástico e pouco uso de eletricidade.

De volta ao PT e ao governo Dilma leio no Catatau http://catatau.wordpress.com/2011/12/19/presente-de-dilma-azeda-o-natal-no-semiarido/#more-2055

que as cisternas não serão a prioridade no atual governo. As cisternas em oposição ao desvio do São Francisco, tema de minha aulinhas no EJA do Astrogildo.

As cisternas eram construídas pelas população local, nas propriedades. O proprietário é responsável pelo armazenamento e pelo uso. Com a cisterna de plástico volta a tutela do governo, dos coronéis, e todo o secular atraso.

Essa notícia, e mais Belo Monte, me trouxeram a essa crítica. É uma crítica ao modelo de desenvolvimento pretendido. O PT  não tem uma proposta que eu considere correta de civilização. Insiste num modelo antigo. É o modelo de desenvolvimento baseado em crescimento econômico.

O modelo que eu acredito é o de combate ao capitalismo, mas de crescimento espiritual e harmônico com a vida.

Eu quero outro mundo, mesmo que seja impossível ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário