sexta-feira, 30 de março de 2012

o sexo dos anjos



Desço a ladeira. Faço cara de poucos amigos para um sem número de delinquentes juvenis que andando de um lado para o outro caçam atividade e outras coisas para matar o tempo. No que alguém bobeia pode acaber morto por um deles.

No fim da ladeira , no bar sem nome, na esquina da Santo Antonio com a Luis Porrio, pareço ainda querer escutar o seu Oliveira, com voz imperativa dizer para um fulano que pisoteava outro numa madrugada também sem nome :


- Bate a cabeça dele na quina!


E a multidão esperava que isso acontecesse, e eu dei as costas pois aquilo me dizia: é hora de ir embora.


Seu Oliveira, negrão de dois metros que beijava a mão da minha mãe, que  jogava o chinelo em mim, como uma ordem para eu ir embora da padaria, nas velhas madrugadas, o seu Oliveira amigo do Gil, pai do Mário Luís.

Mário Luís, nosso amigo de infância, um grande craque,jogava o fino, cabeça erguida, ficou paralítico do lado esquerdo do corpo e aceitou aquele destino dizendo:
 
- É congênito. Ia acontecer...
 
Isso ele dizia pra nós, para mim e para o Márcio, para os outros ele dizia:
 
- É de nascença. E piscava pra gente.


No fim da ladeira, Santo Antônio com a Luis Porrio, encontro o Teacher, 10h30 e ele já está na segunda cerveja.

Ele levanta, quase nos abraçamos. Pergunta da família, eu dou minhas recomendações ao irmão dele. Na minha eterna viagem, fazendo jus ao nome, Mauricio Louco, de pronto eu falo de tudo que escapa, do que não sabemos, ele diz que já vivemos muita coisa.


Em outra madrugada,há mais de vinte anos, e foram todas as noites e muitas madrugadas, estava na outra esquina, 13 de maio com Manuel Dutra,  no bar que tinha nome, o Skina. Vejo uma barca da Civil parando, saio da roda formada na rua  e entro no bar e sento numa cadeira junto ao Teacher. O Policial entra no Skina e manda que eu saia dali pra tomar uma geral junto daqueles que eu estava. Meu estratagema não havia funcionado.


O Teacher é quase um santo, pouco fala, está sempre disposto a ajudar todo mundo. Pergunto finalmente:


-Cadê todo mundo?


Ele também não vê mais ninguém na rua.


Quase o abraço e me despeço.

Do outro lado da rua, na Santo Antonio, está sentado  no banquinho de estar, perto da portinha da loja do Jogo do Bicho, Zé Luis, um vizinho do Mantiqueira conhecido há mais de trinta anos.O cumprimento de longe, efusivamente. Tenho sempre que cumprimentá-lo, há anos ele reclamou com o Márcio que eu não o cumprimentava, agora toda vez  que o vejo,cumprimento. Como diria meu avô Tonico:


-Precisão!


Hoje faz trinta anos que conheci o Paulo de Tarso, o meu grande amigo. É dificil saber quando conhecemos alguém, é dificil reconhecer um grande amigo. Sei que conheci o Paulo nessa data porque nos conhecemos no dia de um jogo do Brasil.O estadio inteiro gritando: Tcheca, Tcheca!

Fomos juntos ao estádio, éramos, somos, temos, um amigo em comum, e incomum também,o Landinho. O Landinho chamava o Paulo de Paulo Louco, e meu apelido era Mauricio Louco; o caminho natural foi que os loucos se encontrassem.


Desço a ladeira para ir a ACM.


A primeira vez que saímos,eu e o Paulo, isso alguns dias depois de ir ao estádio, fomos, Paulo e eu, á ACM. Fomos jogar bilhar. Eu sou péssimo em bilhar. Jogamos contra uns caras lá na ACM, eu me esforçando ao máximo, Paulo encaçapando as bolas, eu tentando defender. Jogo parelho, na última jogada, Paulo tem uma bola fácil, na reta e dá um porradão, a bola espirra, os adversários ganham. Ele, já na rua,  diz pra mim:


-Esses caras são uns merdas.

Agora estou indo á ACM, vou fazer ginástica, andar na esteira. Não tenho nada para falar a ninguém ali, nem cumprimento ninguém.


Instigado por um amigo da Federal do Ceará escrevo esse texto sobre "Amizade Masculina". Penso imediatamente em sexo dos anjos, no senso comum. E em Cícero. 


Para o senso comum "Amizade Masculina" é redundância; amizade feminina é quase oxímoro. Amizade entre homem e mulher não é normal. 

Senso comum é uma coisa em que eu chafurdo, mas é a lama, é a lama; senso comum é o reino de várias coisas erradas e indicativo de comportamentos imbecis e repletos de premissas erradas.

Eu penso que pode tudo, eu penso que existe gente adulta, madura, suficientemente evoluída, não centradas na relação ânus e pênis, vagina e vagina ou vagina e pênis.Daí o sexo dos anjos.

A questão de genêro, é disso que se trata. Dos papeis que desempenhamos.

Eu penso no que os homens fazem juntos: discutem, brigam, bebem, jogam, criam laços, criam inimizades.

O mundo masculino das discussões filosóficas, das guerras.
Dos jogos, simulações de guerras.

Dos apertos de mãos, das caras feias,dos acenos aos amigos, dos quase abraços.

Da cumplicidade, da ferocidade.

Das relações entre pais e filhos.

De tudo que escapa, das coisas que não sabemos, das coisas que não ousamos poder falar, das questões de genêro, de  quem somos e o que somos. Do que pensamos.

Daquilo que se espera de um homem, do comportamento de um homem. A questão é, também, o que é amizade?

A amizade, segundo Cícero,  é " o maior legado que os deuses deixaram aos homens, depois da sabedoria"; a amizade se faz acompanhar da benevolência, do afeto, da reciprocidade.

Cícero é um dos grandes. Faz parte do legado de Roma, escreveu tratados sobre diversos assuntos, entre eles o da amizade.

Interessante para mim é o fato de , ao pensar em amizade, venha-me a lembrança de que Cícero tenha escrito sobre o assunto. Consulto  a googlelândia, e leio por cima, em algum resumo de um resumo, o quê Cícero escreveu.
Gosto quando ele fala que a amizade é o terreno  do afeto mútuo,do despreendimento, do respeito, do vínculo que a amizade tem como o amor.

Sobre os sentimentos, sobre a proximidade, a relação entre amor e a amizade, algum grego escreveu, disso todos temos certeza.E deve ter escrito sobre uma hierarquia dos sentimentos.Sobre uma hierarquia amorosa. O amor maternal, o amor fraternal, o amor romântico, o amor platônico, o amor erótico.

Não concordo com isso, que haja uma hierarquia no amor. Tendo a valorizar a relaçaõ homem e mulher como a mais poderosa, a mais violenta, a mais forte. Mas amor é amor.

Mas é preciso colocar uma ordem nesse texto.

Essa volta, essa descida da ladeira, "enquanto eu ando eu penso", (e enviei hoje  para um amigo um texto do Thoreau sobre andar e pensar) nesse caminho percorrido entre  a ladeira da preguiça e quase chegando a ladeira da Memória, eu penso no caminho percorrido, nessa hierarquia entre quem é amigo, e quem não é, e na relação amorosa, de amizade, que se estabelece entre os homens.

E na hierarquia impossível da relação amorosa.


"Sexo dos anjos é uma referência a debates teológicos que ocorriam em Constantinopla inclusive nos momentos que precederam a sua queda diante dos turcos otomanos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário