quinta-feira, 7 de junho de 2012

Geografia Cultural - Música e identidade africana - Fela Kuti

fela kuti


Eternamente em crise, ou uma disciplina em constante busca de identidade, ou: como escapar do rótulo de simples disciplina escolar, ou : não somos um mapa pendurado na lousa, ou: isso serve para fazer a guerra, ou etc., diversas são as áreas que merecem, ou podem, servir de investigação geográfica.
 
Entre as numerosas possibilidades de estudar o papel da ação humana na superfície terrestre está a música. A Geografia Cultural incorpora a dimensão não material da ação humana ao leque dos estudos geográficos.
 
A Geografia Cultural não conta com o prestígio, ou a difusão ou o destaque, que outros campos de análise geográfica usufruem no Brasil. Roberto Lobato Corrêa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é entre nós o principal divulgador da Geografia Cultural. Ele e Zeny Rosendahl, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura, da UERJ, são responsáveis pela organização de uma coleção que conta com mais de vinte volumes publicados que enriquecem o debate e a difusão da Geografia Cultural no Brasil.
 
Num dos volumes da coleção, um dos capítulos 1 é o artigo da geógrafa Lily Kong, da Universidade de Singapura, que é considerado uma referência básica sobre as referências entre música popular e espaço, mapeando o caminho de diversas abordagens das pesquisas realizadas sobre o tema: a distribuição espacial das formas musicais, a análise da difusão dos ritmos e estilos musicais, relações entre música e a identidades dos lugares.
 
Um dos caminhos propostos para a análise geográfica da música popular por Lily Kong é: Música e construção de identidades.

Ao falar em identidade africana a importância da música, e o estudo do seu papel simbólico e não material nos estudos geográficos, assume um papel preponderante.

A identidade africana é tema de Congressos, livros, discussões. Emílio Jovando Zeca, jovem estudante moçambicano, apresentou no Instituto Superior de Relações Internacionais de Maputo, texto 2 abrangente desse tema. Embora não tenha citado especificamente a música, os aspectos culturais são relevantes na abordagem de Zeca.

Buscando na Geografia Cultural aspectos importantes para compreender a a África, entre os fundamentais nomes da música africana, e da construção da identidade africana, emerge Fela Kuti.
 
Fela Kuti é um dos principais músicos do continente africano. Pioneiro do afrobeat, ativista dos direitos humanos, teve a mãe, também ativista, assassinada em represália á repercussão da música Zombie, uma descrição dos métodos de ação das forças armadas nigerianas.
 
A música de Fela, que incorpora aos tambores africanos, e a sensualidade inerente da raça, elementos do jazz e do rock, é uma celebração à vida, induzindo ao êxtase e a reflexão, numa mistura só possível na esfera da cultura negra.



                          fela kuti - zombie

1 Música Popular nas análises geográficas. In: Cinema , Música e Espaço. Ed. UERJ, 2009.

2 A construção da identidade africana e os líderes mais representativos desse processo. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/48888748/CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-AFRICANA-E-OS-LIDERES-MAIS-REPRESENTATIVOS-DESTE-PROCESSO-Final. Capturado em: 7/6/2012, 11h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário