terça-feira, 11 de setembro de 2012

A alternativa das Energias alternativas como meio de evitar grandes perdas de biodiversidade



Em outras oportunidades, no curso da Pós da UNESP e em conversas com colegas,  verifiquei a importância de procurar um olhar crítico, procurar manter-me  atento aos dois, ou aos vários, lados da questão, para não sair  por aí repetindo coisas como se fossem verdade absoluta.

Neste  pequeno e breve  texto vou fazer uma crítica á Usina de Belo Monte, pois ela acarretará perda de biodiversidade, que é a perda da vida.

Para buscar uma certa imparcialidade tentei buscar os vários aspectos da questão. Por isso posto um vídeo institucional que apresenta a visão da empresa, revelando aspectos somente positivos da construção da Usina, e dois links que apresentam as várias "verdades" sobre Belo Monte: um do Greenpeace, amplamente desfavorável à Usina, http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/greenpeace-critica-construcao-de-belo-monte-30012012-40.shl, e um texto da revista CartaCapital, http://www.blogbelomonte.com.br/wp-content/uploads/2011/09/REPORTAGEM%20-%20CARTA%20CAPITAL.pdf, que embora considere a construção da Usina algo estratégico procura registrar alguns pontos negativos nela.

Isto posto passo a discutir o tema proposto: A alternativa das Energias alternativas como meio de evitar grandes perdas de biodiversidade.

Uma grande obra como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que é considerada menos poluente, ou impactante que outras formas de Usina como as de Carvão, Óleo, também causa impactos.
Qualquer grande obra, pois que ela envolverá em derrubada das matas naturais, de alterações profundas nas paisagens, acarretará em perda de biodiversidade.

Biodiversidade é o conjunto de todas as formas de vida, a variedade de ecossistemas, de espécies e genes existentes na Terra. A principal causa da perda da biodiversidade é a perda dos habitats.

Com a criação de Belo Monte muitos habitats serão degradados. Espécies terão seu ciclo de vida interrompido, vida será perdida. Inclusive , e principalmente,vida, patrimônio, que ainda não foi devidamente estudado pelos humanos. Com o estudo, sabemos, podemos evoluir, que afinal é, cada vez acredito mais, o que devemos fazer na Terra.

Partindo dessa argumentação, e da contradição entre vida e  patrimônio, estudo e viés de seleção, surge a necessidade de buscar alternativas menos agressoras ao meio ambiente , que causem menor alterações neles.

Em oposição a grandes obras como Belo Monte existe a alternativa da exploração da biomassa, da energia solar e da energia eólica.

Todas essas alternativas igualmente causam impactos e perda de biodiversidade. Mas seguindo o raciocínio que temos discutido nesse texto, devemos olhar os dois lados da questão.

Ao fazermos isso podemos fazer então uma opção pelo mal menor- é lamentável que tenhamos que fazer essa opção -e dessa forma contribuir para a preservação da vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário