segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Capitulo II - O Caminho das Pedras: Vovó Buena

                                                                     Falecimentos


                     D.Anna Salles Bueno


Falleceu hoje na cidade de Amparo, contando com 86 annos a exma. sra. d. Anna Salles Bueno, viuva do sr. Antonio Bueno Camargo Silveira, fazendeiro e naquella cidade e pertencente a conceituada familia daquelle municipio.


A extinta era muito estimada pelas suas qualidades de espírito e coração. Era mães dos srs. Francisco, Antonio, José,  Joaquim, dr. Pedro Bueno Camargo  Silveira, advogado em Amparo e de dd. Maria Candida Bueno do Nascimento, Anna Carolina Araujo,Amelia Campos Leme, Ursulina Gomes Silveira, Albertina Bueno de Moraes e Hermelinda Xavier da Silveira.


Deixa os seguintes netos: José de Araujo Netto, contador da Companhia Paulista de Seguros; Francisco Araujo Junior,José Bueno do Nascimento, funccionario da Mogyana; Francisco Bueno do Nascimento da casa D.Juanita; Antonio Bueno do Nascimento, Paulo Xavier Silveira; Darthiu Silveira; Leopoldino Bueno de Campos;Raul Bueno de Camargo e sras. dd. Adeldina do Nascimento Miele esposa do nosso collega Caetano Miele  do "O Estado de S. Paulo" e diretor do Grupo Escolar Rodrigues Alves; Brasilizia N. Paiva; Annabis N. Assis e senhoritas Luiza, Bertha, Luciliae Dorbalina Bueno de Camargo.; e a bisneta Maria Conceição Oiveira.


A sua descendência é muito numerosa e elevam-se a 50 os netos, bisnetos e trinetos, incluindo os parentes constantes desta notícia.


Pesames á exma. familia."


Guardo há muitos anos essa notícia. Pequeno recorte sem fonte. Por estar sem fonte sei que não veio do meu pai, ele me ensinou desde os sete anos, desde que aprendi a ler, a colocar data em tudo. Outra coisa: não foi publicado no Estadão, se não estaria escrito nosso colega de redação, ao falar do Miele.


O caminho das pedras começa pela Vovó Buena, Anna Salles Bueno. Ouvi da Zenaide, que não era chamada por nós de Tia, apesar de ter sido a preceptora da minha mãe, essa expressão:


-Vovó Buena.


No capitulo estórias da nossa gente - nossa gente é expressão nossa corrente, Tia Marina muito a usava - falarei mais da Vovó Buena, da Zenaide e da tia Marina.


O antepassado mais longinquo que eu tinha notícia era Vovó Buena, eu tinha o recorte, então eu fui ao Google. "Anna Salles Bueno".


Não, não é ela que aparece.


Sem aspas. Não, ainda não.


O nome do marido, Antonio Bueno Camargo Silveira + Anna Salles Bueno. Aqui chegamos na Genealogia Paulistana, de Silva Leme. Os Bueno da Ribeira, mas ainda não a Vovó Buena.


O nosso amigo Silva Leme atualizou e ampliou a obra do  Pedro Taques, de quem era descendente. Com nove volumes, Genealogia Paulistana ,  é a maior compilação genealógica brasileira, com mais de duas mil páginas.Ela é maior não pelo tamanho, mas pelo rigor com que foi escrita.




Toda a Genealogia Paulistana gira em torno das diversas famílias que se entrelaçaram a partir de João Ramalho e Bartira. A obra de Silva Leme foi transcrita e disponibilizada na Internet em 2003. E é essa
obra que foi consultada para que eu  aqui escrevesse essas páginas.


A dificuldade da leitura do Paes Leme consiste na formatação da obra. As familias são os títulos, divididos em parágrafos que são os filhos ; aí surgem os entrelaçamentos, e vem  o vai e volta.


A dificuldade maior  para nós é que ela trata dos descendentes de Bartira e João Ramalho, e como eu fui descobrir mais tarde nós não somos descendentes desses, fica ainda mais dificil achar-nos.


E eu ainda não encontrei a Vovò Buena...


Então tira um Silveira aqui, depois coloca um "n" a menos, e põe uma Maria não sei por quê, e coloca o Camargo, e tira, e cavoca e digita, e volta no dia seguinte, e sem querer achei:


8-4 Anna Maria casada em 1857 no Amparo com Antonio Bueno da Silveira, f.º de Pedro Bueno de Camargo e de Antonia Maria da Silveira Franco.


Sem dúvidas, Anna Maria, casada com Antonio Bueno da Silveira, no Amparo, é  a Vovó Buena.


Está lá: Genealogia Paulistana, página 110 do volume I, Carvoeiros;


7-9 Francisco de Salles Xavier casou-se  pela 2.ª vez em 1834 no Amparo com Anna Gertrudes de Oliveira, natural de Mogi-Mirim, f.ª de Manoel Pereira do Prado e de Maria Alves de Oliveira. Teve quatro filhos;  


 a 8-4 é a Vovó Buena.


Aqui começa uma nova pesquisa, uma outra luta.


Eu pensava que ela a Vovó Buena é que descendia de algum Bueno antigo, mas foi o marido dela., o avô do meu avô , o senhor Antonio Bueno da Silveira, que descendia.


Chegamos ao senhor Pedro Bueno  de Camargo. E agora tudo fica muito mais dificil.




























.

2 comentários:

  1. Vc é meu parente... Sou neta de Darthiu Xavier da Silveira, filho de Hermelinda Xavier da Silveira. E entendo sua busca, pois foi assim – esbarrando em Ns a mais e Ls a menos – que encontrei seu blog. Se quiser me ajudar, escreva-me: ixs@uol.com.br.
    Abraços, Isabel

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa genealógica é algo inesgotável e empolgante. Eu me embriago nisso e vou avançando na minha árvore genealógica onde já figuram até alguns Bueno. Parabéns pela publicação. Também busco uma pessoa oriunda de Amparo e talvez banida de lá nos idos de 20/30 em razão da sua conduta atemporal, trata-se de Jacira Martins da Silveira, uma pioneira do cinema nacional

    ResponderExcluir