domingo, 13 de novembro de 2011

Capítulo I - Familia Bueno - Árvore Genealógica

Família Bueno

A família Bueno teve sua origem em Piratininga, com o nascimento da colônia. Começa com os índios irmãos Tibiriçá e Piquerobi e Caiubi,  aliados de João Ramalho e que auxiliaram na fundação do Colégio de São Paulo e na consolidação do regime colonial no Planalto.

O primeiro registro da família nessas terras brasileiras é da chegada de

1 -Francisco de Ramires de Porros, de origem espanhola chegou do Paraguai. Era o pai de

2 -Bartholomeu Bueno da Ribeira, que nasceu em Sevilha reino de Castela, Espanha, antes de 1570. Em 1582, veio para o Brasil, em companhia de seu pai, na armada de Diogo Flores de Valdez, na qualidade de carpinteiro.

Bartholomeu Bueno da Ribeira casou com Maria Pires por volta de 1580 e teve um filho do mesmo nome.

Maria Pires, filha de Salvador Pires e de Mércia Fernandes, nasceu em 1564, mameluca, também conhecida como Messiaçu porque sua mãe descendia do Cacique de Ururaí, Piquerobiíndio de São Vicente, um dos irmãos de Tibiriçá.

Um parêntese "Há um boato ainda não comprovado que a Federación de Comunidades Judías de España teria reconhecido Bartolomeu Bueno da Ribeira como um judeu sefaradita e cristão-novo." 

Bartolomeu Bueno da Ribeira. Ele é nascido no bairro de Santa Cruz, em Sevilha. Eu conheço a região. Colado em o Real Alcazar, Santa Cruz é uma antiga juderia de Sevilha. Lá foi cenário de dois dos maiores e mais covardes massacres a judeus da história da Espanha. Santa Cruz só tem duas entradas e saída. No primeiro massacre, eles fecharam e mataram um número absurdo. No entanto, passando-se vários anos, um novo líder entre os judeus se preparava para dar o troco nos guardas, atacando eles à noite. O problema é que esse lider judeu tinha uma filha, que era namorada secreta de um desses guardas. Ela contou a ele o que aconteceu com a promessa de que nada aconteceria com seu pai. Os guardas atacaram e fizeram o massacre como da outra vez, mas com um detalhe muito cruel: o guarda que namorava a menina, liderando o ataque, fez questão humilhar e acabar com a vida de seu pai em praça pública. Por conta disso, a menina em desespero se tornou um freira e nunca mais em vida regressou a Santa Cruz. Porém, como testamente, pediu que ao morrer fosse degolada e sua cabeça posta em uma casa em Santa Cruz como lembrança do que acontece a quem trai a sua famíla. Hoje, de Susona (Susan Ben Suson), filha de Diego Susón, temos apenas um conjunto de azulejos pintados que remontam a sua caveira, que foi o que restou de sua cabeça após apodrecer na vista todos.
https://genealogiadoslemes.wordpress.com/2020/08/28/bartholomeu-bueno-da-ribeira-o-sevillano/


Aqui um parêntese importante:  a descendência de
Piquerobi,  pai de

Antônia Rodrigues casada com Antônio Rodrigues  pais de

Antônia Fernandes casada com Antônio Fernandes pais de
Messiaçu casada com Salvador Pires, pais de
Maria Pires casada com Bartholomeu Bueno da Ribeira, o sevilhano 

Outro parêntese: Antônio Rodrigues ajudou Martim Afonso de Souza a fundar São Vicente. Ele chegou no Brasil, antes do Brasil existir, em 1493.De acordo com os registros históricos, Antonio Rodrigues, João Ramalho e Mestre Cosme Fernandes, o "Bacharel" foram os primeiros portugueses a viver em São Vicente. Provavelmente eles eram tripulantes da armada de Francisco de Almeida e desembarcaram aqui em 1493. João Ramalho era casado com a índia Bartira, filha do poderoso Cacique Tibiriçá. Antonio Rodrigues teve vida marital com uma índia, filha do Cacique Piquerobi. Mestre Cosme era dono do Japuí e do Porto das Naus, onde construiu um estaleiro muito conhecido pelos navegadores da época.

O Nome do filho Bartholomeu Bueno da Ribeira e Maria Pires era o mesmo do pai, mas ele foi chamado de 

3- Bartholomeu Bueno Cacunda. Bartholomeu Bueno da Ribeira, chamado de Bartholomeu Bueno Cacunda, era irmão de Amador Bueno. Nasceu por volta de 1585 e morreu em 1638. Casou-se com Marianna de Camargo.
Esse foi o segundo casamento dele e ocorreu em 8 de janeiro de 1631. Marianna de Camargo, filha de Jusepe de Ortiz Camargo e de Leonor Domingues.
Bartholomeu Bueno Cacunda e Marianna de Camargo tiveram o filho

4- Bartholomeu Bueno de Camargo,  que faleceu por volta de 1685 e foi casado com Izabel de Freitas, teve o filho

5- Pedro Bueno de Camargo nascido em 1675 (casado com ? que teve o filho 

6-
Pedro Bueno de Camargo    (nascido em 1730?)  " casado em 1766 em Atibaia com Marianna Bueno de Camargo filha de João Pereira de Camargo e de Izabel Bueno de Moraes pai de

7- Pedro Bueno de Camargo  batizado em 1777  em Atibaia foi casado com Antônia Maria da Silveira Franco era o pai de

(uma diferença muito grande de idade, o filho nasceu quando ele tinha 50 anos de idade?)

8- Antônio Bueno da Silveira  nascido em 1834 que casou-se no Amparo em 1857 com a Anna Maria Salles, também chamada Anna Maria do Espirito Santo ou Ana de Sales Xavier  cujo pai era Francisco de Salles Xavier.

 9- Antônio Bueno da Silveira e Anna Maria Salles foram pais de

10- Maria Cândida Bueno do Nascimento, nascida no Amparo e que foi casada com Zacharias do Nascimento pais de

11-Adeldina Bueno do Nascimento  e casada com
Caetano Miele , pais de

 
12- Dirceu do Nascimento Miele casado com Consuelo Loureiro do Nascimento pais  de

 
13- Mauricio do Nascimento Miele, nascido em São Paulo em 1964 e casado em 2002 com Lucimara Adriana Maia Miele




Fonte:

http://www.holtzgen.com/individual.php?pid=I19543&ged=bernadete.ged

https://osamparenses.com.br/bueno-de-camargo/

Genealogia Paulistana, Silva Leme, Volume I – Pág. 370 a 418, Título Camargos.


http://www.saovicente.sp.gov.br/conheca/povoacao.asp











21 comentários:

  1. Sou filho da Magdalena Campos Bueno e do Marcus Baddini Bueno. Segundo a Regina eu deveria procurar a Brazilisia mas não localizei a procura.

    Grato.

    Alexandre Bueno

    ResponderExcluir
  2. Como faço para descobrir a árvore genealógica da minha família?

    Grata, Isabela Bueno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela. Comece perguntando aos seus pais onde os pais deles (seus avós) nasceram e as datas. Com estas informações entre em contato com os cartórios e solicite os nomes dos avós deles. Até aí já vai ter o nome de 4 avós, 8 bisavós e 16 trisavos. Não é muito fácil mas dá pra chegar longe se tiver paciência. Boa sorte.

      Excluir
  3. Obrigado quem pulblico a nossa origem da família

    ResponderExcluir
  4. Valeu pessoal continuo a procura de minhas origens

    ResponderExcluir
  5. Minha família materna descende de Bartolomeu Bueno de Ribeira, sei por livros de história que vieram de Itatiba e se estabeleceram aqui, receberam terras em troca de seus serviços e para povoarem a região por onde desbravaram, ouvi também que tinham um parentesco com o Barão de Araras que também era de Itatiba mas não sei como ou em que grau, sei que cada descendente de Bartolomeu Bueno de Ribeira tem um laço sanguíneo comigo e que somos uma família apesar de distantes, fiquei contente em ver tantos desses Buenos aqui.

    ResponderExcluir
  6. Quero saber a origem de Joaquim Bueno de Camargo.Ele era pai de Cassemiro Bueno de Camargo

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Ronaldo Dourado Galuppo, mineiro de Belo Horizonte. Minha avó era natural de Lavras MG, no sul de Minas Gerais.Ela me deu uma cópia de folhas extraídas do Anuário Genealógico Brasileiro que está na Biblioteca de São Paulo. Na 9a parte desse livro,escrito por Ari Florenzano, está: "Descendentes de Amador Bueno, o aclamado "Rei de São Paulo". O nome de meus avós e de minha mãe estão nesse livro. Amador Bueno seria o rei do Brasil mas era leal à Corte Portuguesa e não quis se separar de Portugal.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite!
    Me chamo Jaqueline Bueno Sou Neta FRANCISCO BUENO DANIEL(MEU AVÔ NASCEU NA CIDADE DE ATIBAIA), E BISNETA AMADOR BUENO DANIEL CASADO COM CHRISTINA BUENO DO PRADO.

    ResponderExcluir
  9. Angélica Bueno sempre pensei que fosse descendentes de italianos....hoje descobrir que não.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Bruno Bento Bueno achei muito interessante essa questão de descobrir quem são nosso antepassados!

    ResponderExcluir
  11. Também sou descendente de Bartholomeu Bueno da Ribeira e Maria Pires, através de seu filho Amador Bueno da Ribeira (O Aclamado) e de 4 trinetas deste: Margarida da Silva Bueno, Escolástica de Moraes, Rita da Silva Bueno e Isabel Caetana de Moraes, todas irmãs e filhas do Capitão João Correa da Silva e Maria Pedroso de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando., meu nome é Walker Lage e sou de Belo Horizonte.

      Excluir
  12. Fabiano severino Bueno procuro parentes

    ResponderExcluir
  13. Sou neta de Antônio Bueno e bisneta de Lázaro Bueno não sei quais são os meus descendentes

    ResponderExcluir
  14. Sou filha de serafim Silva Bueno
    Nascido 1912 em monte Sião MG
    Filho de Antonio serafim silva Bueno

    ResponderExcluir
  15. Eu também. Sou Bueno nossa istoria

    ResponderExcluir
  16. Sou filho de amaro de Souza Bueno

    ResponderExcluir